9.8.11

BACIELMO






Estamos sentados em frente a um par de janelas que descortinam araucárias, fundo azul celestial nos campos de cima da serra. Aqui dentro, vinho, acepipes e as aventuras no além-mar de um homem que sonha. O cavaleiro andante é arguido por fazer passar bacia por elmo em uma batalha. Ele aventura-se e (re)inventa-se em cada oratória, um fidalgo que perdeu a razão. Seu fiel escudeiro, para acabar com o debate, propõe: trata-se de um bacielmo. Somente 3 séculos depois, por outro iconoclasta, é que viria à tona a ideia de ready made, da apropriação do urinol fez-se a fonte.

Nossa caverna é topázio, retornamos para lá após um passeio pela cidade dos gnomos. Numa esquina, miragem. Me deparo com a Importância de Viver, lições sobre o ócio, sobre como sentar-se e a sobre a prática de produzir fumaça. Ao lado, uma casa de chá onde comemos, bebemos e nos aninhamos ao sol. Mas como nem tudo é magia no mundo capitalista, na hora de pagar, cartão de crédito não é aceito. Contradições de um lugar suspenso no espaço-tempo.

Fazemos o retorno no Lago São Bernardo em direção à Casa de Pedra*, logo a promessa de imersão se concretizará, eliminaremos as impurezas no hamam incrustado no bosque. Do outro lado, há uma indicação para o refúgio do lago, 15 anos antes ainda menina. Sonhos compartilhados, as bênçãos do Rinpoche e logo adiante terravista. Hoje, uma tremenda diferença temporal, mistura de fluidos em notas dissonantes e harmônicas.

Retornamos ao topázio, palavra derivada do grego que significa buscar. E assim permanecemos. Buscando-nos um ao outro sob uma pedra semi-preciosa.

Chove nos campos de cima, mas daqui de cima já não se pode saber.


* A Pousada Casa de Pedra está localizada em São Francisco de Paula – RS. http://www.pousadacasadepedra.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário