16.11.08

Resíduo arbóreo é concreto em Porto Alegre


A capital gaúcha mapeada por situações insólitas – no lugar de roteiros turísticos, um passeio por encontros entre natureza e mobiliário urbano. Registros fotográficos de pequenas epifanias, captadas e oferecidas pela artista.


No próximo dia 17/11, será o lançamento do livro de artista Resíduo arbóreo é concreto em Porto Alegre e a abertura da exposição da artista plástica Viviane Gueller no café Muffuletta. Depois de desenvolver essa pesquisa durante 3 anos, é a primeira vez que Viviane apresenta em Porto Alegre essa seqüência de situações que abordam o encontro insólito entre elementos da vegetação e construções humanas na paisagem urbana. Visto como um organismo que amalgama natureza e cultura - palimpsesto de vegetação, concreto, sinalização viária e arquitetura, esses registros fotográficos são associados a um procedimento que ela denomina arte-reportagem.

Sua proposta envolve a curiosidade pelas pequenas coisas, o estar disponível para tomar qualquer direção. Esse exercício torna visíveis aspectos do cotidiano da cidade que usualmente não são revelados para o olhar funcional e apressado. O inesperado, a urbe antropológica e não-industrial, a paisagem enquanto relação entre o homem e a natureza, a cidade-ambiente. Cenas em estado de suspensão.


Encontros com a artista
Após o lançamento do livro, Viviane irá falar sobre seu trabalho na Palavraria (26/11, às 18h) e no Atelier Livre (3/12, às 17h30). O objetivo é estabelecer a comunicação e o compartilhamento do projeto. O livro de artista estará à venda por R$ 15. Na noite de lançamento, terá um preço promocional de R$10 no Muffuletta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário